segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mudanças no Fisco a caminho Livros contábeis de papel serão substituídos pelo armazenamento digital

Sua agência está preparada para as novas Leis Fiscais que começam a partir de 2009? As empresas brasileiras precisam estar preparadas para se adequar à nova legislação, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Para transmitir as informações de adequação de novas mudanças, nos dia 21 e 22 de novembro, no salão nobre da FAMINAS, por meio do Sindicato dos Contabilistas de Muriaé, em parceria com a empresa promotora de cursos e eventos Ciclus, realizou um seminário sobre o assunto com a consultora de empresas Neiva Maria de Menezes Pulcinelli, que esclareceu a acadêmicos, contabilistas, empresários e a profissionais das áreas fiscal e tributária de Muriaé e região o que será o SPED.

Para o organizador do evento, Éliton Luiz de Assis, o objetivo é trazer o conhecimento sobre a Estruturação Digital para Muriaé sem que as pessoas precisassem sair para grandes centros em busca de aperfeiçoamento. O seminário que envolve a adequação da nota fiscal eletrônica, receita contábil e recibo fiscal digital desmistifica todas as interrogações plantadas pela mudança. “Nós percebíamos uma certa apreensão dos profissionais em relação a este conhecimento”, diz.

O SPED já existe desde 22 de janeiro de 2007, quando foi decretado por lei, e traz em seu Artigo 2º que tem como finalidade a unificação das atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos. Implantado este sistema permitirá o cruzamento em tempo real das informações relativas às operações entre emitente e destinatário. De acordo com a palestrante Neiva Maria de Menezes Pulcinelli a participação de profissionais em eventos como este está na transferência de conhecimento sobre as novas obrigações. “É uma total modificação nos seus processos e informações”, garante.

Os benefícios que os Estados vão garantir são na melhoria da eficiência fiscal. Assim as empresas poderão se beneficiar da economia com uso de formulários, além da redução de custos com o armazenamento de documentos e agilidade nos processos de trabalho. Porém, as informações prestadas ao Fisco serão verificadas com muito mais rigor, já que eventuais erros poderão comprometer a escrituração das empresas.

Segundo a palestrante, pelo volume, complexidade e prazo para as novas notificações, os contabilistas com mais experiência estão recebendo as mudanças com preocupação, enquanto os acadêmicos que estão para entrar no mercado existe uma curiosidade e vontade de entender o que é o SPED. Ela afirma que esta é a oportunidade de um crescimento profissional e aprofundamento na nova realidade, e com maior habilidade o profissional passa a ser mais requisitado no mercado. “Afinal são eles que vão reger as empresas daqui pra frente”, defende.

Aluno de Administração do 8º período da FAMINAS, Allan Macedo Goulart, defende o processo como uma forma de ganhar tempo pelo processo mais ágil da informatização. “O administrador também está ligado a todas essas áreas contabilidade”, diz.

O encontro além de familiarizar com todas as mudanças que acontecerão no próximo ano, também é uma forma dos acadêmicos vivenciarem uma troca de experiências com aqueles que já estão no mercado, define o coordenador do curso de ciências contábeis da Faminas, Sérgio Luís Agostine Gençalves. “É o momento de troca e renovar parcerias, que hoje é fundamental na construção do profissional”.

Nenhum comentário: