Sua agência está preparada para as novas Leis Fiscais que começam a partir de 2009? As empresas brasileiras precisam estar preparadas para se adequar à nova legislação, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Para transmitir as informações de adequação de novas mudanças, nos dia 21 e 22 de novembro, no salão nobre da FAMINAS, por meio do Sindicato dos Contabilistas de Muriaé, em parceria com a empresa promotora de cursos e eventos Ciclus, realizou um seminário sobre o assunto com a consultora de empresas Neiva Maria de Menezes Pulcinelli, que esclareceu a acadêmicos, contabilistas, empresários e a profissionais das áreas fiscal e tributária de Muriaé e região o que será o SPED.
Para o organizador do evento, Éliton Luiz de Assis, o objetivo é trazer o conhecimento sobre a Estruturação Digital para Muriaé sem que as pessoas precisassem sair para grandes centros em busca de aperfeiçoamento. O seminário que envolve a adequação da nota fiscal eletrônica, receita contábil e recibo fiscal digital desmistifica todas as interrogações plantadas pela mudança. “Nós percebíamos uma certa apreensão dos profissionais em relação a este conhecimento”, diz.
O SPED já existe desde 22 de janeiro de 2007, quando foi decretado por lei, e traz
Os benefícios que os Estados vão garantir são na melhoria da eficiência fiscal. Assim as empresas poderão se beneficiar da economia com uso de formulários, além da redução de custos com o armazenamento de documentos e agilidade nos processos de trabalho. Porém, as informações prestadas ao Fisco serão verificadas com muito mais rigor, já que eventuais erros poderão comprometer a escrituração das empresas.
Segundo a palestrante, pelo volume, complexidade e prazo para as novas notificações, os contabilistas com mais experiência estão recebendo as mudanças com preocupação, enquanto os acadêmicos que estão para entrar no mercado existe uma curiosidade e vontade de entender o que é o SPED. Ela afirma que esta é a oportunidade de um crescimento profissional e aprofundamento na nova realidade, e com maior habilidade o profissional passa a ser mais requisitado no mercado. “Afinal são eles que vão reger as empresas daqui pra frente”, defende.
Aluno de Administração do 8º período da FAMINAS, Allan Macedo Goulart, defende o processo como uma forma de ganhar tempo pelo processo mais ágil da informatização. “O administrador também está ligado a todas essas áreas contabilidade”, diz.
O encontro além de familiarizar com todas as mudanças que acontecerão no próximo ano, também é uma forma dos acadêmicos vivenciarem uma troca de experiências com aqueles que já estão no mercado, define o coordenador do curso de ciências contábeis da Faminas, Sérgio Luís Agostine Gençalves. “É o momento de troca e renovar parcerias, que hoje é fundamental na construção do profissional”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário