sábado, 17 de maio de 2008

Postos de saúde são reinaugurados após reformas.

Dois postos de saúde foram reinaugurados pela Prefeitura de Muriaé na quinta-feira, dia 8, após passarem por reformas e receberem novos móveis e aparelhos. A Policlínica dr. Evaristo Pereira de Carvalho e o Posto de Saúde da Família dr. Mário Inácio Carneiro, situados respectivamente nos bairros José Cirilo e Santana, sofreram prejuízos com as fortes enchentes da quebra da barragem em Miraí.

Segundo Roberto Pinheiro, presidente da Associação de Moradores do Bairro José Cirilo, conhecido como Betinho, o nível da água chegou a 2m no posto de saúde e depois ainda restariam 80cm de alma, o que danificou vários móveis e aparelhos. Ele agradeceu ao prefeito José Braz, aos secretários de Saúde e, Marcos Guarino, e de Agricultura e Meio-ambiente, Francisco Ofeni, e à sua comunidade. Deixou um apelo para o funcionamento 24h do local com a justificativa de que é um centro de convergência para atendimento de outros bairros. A presidente da Associação de Moradores do Bairro Santana, Aparecida Paula de Aguiar, disse que os moradores do bairro não têm o que reclamar sobre os serviços de saúde. “Não faltam medicamentos, não falta médico”, completou.

A policlínica era antiga e apresentava deficiências que não se encaixavam nos critérios novos da Vigilância Sanitária e do Ministério de Saúde, segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos Guarino. Ele disse que conseguiu a verba para as reformas saiu há seis meses após a apresentação de um documento feito pelo vereador Lydio Bandeira. Quando discursou, agradeceu a todos, falou sobre a precariedade na qual se encontrava a estrutura física e que médicos e profissionais não teriam condições de trabalhar sem um lugar funcional.

Entretanto, para Marly Maria Caceli dos Santos, auxiliar de enfermagem no posto do bairro José Cirilo, a reforma não trouxe grandes mudanças. Para ela houve a pintura das paredes, troca de portas e banheiros novos, mas faltam cardiologistas, ortopedistas e pediatras. “Tudo foi reformado, mas a maioria das salas está sem uso. Não falta material, faltam especialistas”, diz. Ela declarou que o posto de saúde atende sua própria comunidade e pelo menos mais seis bairros vizinhos, sendo diariamente, entre terças e sextas, pelo menos 20 crianças.

Guarino relembrou o recente concurso da Prefeitura cujas vagas para médicos foram abertas e que logo surgirão mais oportunidades para contratar especialistas e preencher os espaços. Ele criticou a insistência em criar grandes hospitais ao destacar a necessidade de descentralizar a saúde em postos de gestão básica. O secretário também falou sobre as dificuldades na área da saúde após o corte de 800 mil reais no primeiro ano de governo e com o corte de 6% de contribuição que recebia da CPMF e, que apesar das restrições, conseguiu crescer em Muriaé, passando de 16 postos de saúde familiares para 24, agora com assistência odontológica. Ele não pôde prometer o atendimento 24h, haja vista a realidade na qual o SUS se encontra, mas tentará atender a reivindicação.

O prefeito José Braz também compareceu a ambas as inaugurações e elogiou, principalmente, o trabalho responsável de sua equipe de secretários municipais. Incentivou a proposta de dar atendimento 24h nos postos. “Sem saúde não temos boa qualidade de vida”, resumiu.

Nenhum comentário: