sábado, 22 de novembro de 2008

Universidade Castelo Branco – Pólo Muriaé realiza I Encontro de Pedagogia

As creches não estão ligadas apenas ao ensino, mas também á melhoria da qualidade de vida, porém pesquisa da Síntese dos Indicadores Sociais realizada em 2007 mostra que apenas 17,1% das crianças de 0 a 3 anos freqüentam creches no Brasil. Percentual abaixo da meta do Plano nacional de educação do Ministério da Educação que é atender 50% dessas crianças até 2010.

Para Lillyan Nantes Valadão, Tutora da Universidade Castelo Branco-Pólo Muriaé, atualmente este é o principal problema na educação infantil do país. Contudo o percentual de crianças atendidas aumentou nos últimos anos. Em 1997, somente 8,1% das crianças dessa faixa etária freqüentavam creches. Com isso, para ampliar este número, no dia 15 de novembro, foi realizado o I Encontro de Pedagogia da instituição, com o tema “Vivências em Educação Infantil”. Segundo Lillyan o principal objetivo do evento está na socialização dos conhecimentos adquiridos por meio dos trabalhos realizados. “Isso possibilita vivenciar na prática aquilo que é visto na teoria”, garante.

O encontro que aconteceu no salão de festas da Igreja Quadrangular da Barra, teve em sua programação a realização de oficinas, palestras e debates, além de uma ementa que proporcionou aos cerca de 100 alunos e convidados do curso à distância de Licenciatura em Pedagogia, um estudo sobre a Educação Infantil, envolvendo temas como a construção de uma planta baixa de uma creche ideal; a história dos brinquedos e a importância de brincar; a visita às creches e pré-escolas para verificação de suas estruturas e funcionamento, além de entrevistas a professores, pais e profissionais de creches e pré-escolas. “Tudo para melhorar a qualidade da formação dos nossos alunos, futuros educadores”, diz a tutora da universidade.

O curso que acontece em três anos já tem planos de organizar outros dois encontros pedagógicos temáticos, trabalhando todas as fases do ensino no país. Em 2009 será abordado o Ensino Fundamental e no ano seguinte o Ensino Médio.

A Universidade Castelo Branco já oferece a oportunidade da integração dos muriaeenses a instituição desde outubro de 2007, quando foram abertas as primeiras turmas de Licenciatura em Pedagogia e Processos Gerenciais. De acordo com a tutora da universidade com pólo em Muriaé, hoje são apenas dois cursos oferecidos, mas com possibilidade de outros cursos de graduação serem abertos na cidade, como o de Direito e pós-graduação em Psicopedagogia ou Educação Especial.

Nenhum comentário: