sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Atravessando Fronteiras.


Faminas investe na área de pesquisa com o V Encontro de Iniciação Científica

Ciência, de acordo com o dicionário Aurélio, significa conhecimento, ou seja, o processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza em seu próprio benefício. Com isso, a Faminas, no seu compromisso de inserção social, realizou entre os dias 9 e 11 de outubro o V Encontro de Iniciação Cientifica, com o propósito de disseminar as pesquisas realizadas por acadêmicos de várias instituições.
Para o Coordenador de Extensão da Faminas, Mário Fernandes, esta iniciativa é uma maneira de incentivar os alunos a desenvolverem novas pesquisas. “Isso enriquece o currículo do aluno”, garante.
No total cerca de 700 alunos participaram do evento, que deixaram a mostra, com temas variados, aproximadamente 500 trabalhos. Segundo o Coordenador Técnico de Pesquisa, Alexandre Bittencourt, a melhora na qualidade dos resumos foi o diferencial desta edição. Para ele, uma das explicações está na criação do Comitê de Ética. “Os alunos estão mais criteriosos na escrita e averiguação dos dados”, analisa.
Ao desenvolver seu projeto, a acadêmica do 6º período de enfermagem, Keylla Silva, utilizou o método da observação. Percebeu que os caminhoneiros não tinham uma alimentação adequada. Analisou os prejuízos que são acarretados a eles e desenvolveu sua pesquisa. De acordo com os dados apurados 65% dos caminhoneiros entrevistados apontaram ter índices de diabetes devido à má alimentação. Doença esta que pode acarretar disfunções de vários órgãos como rins, coração, vasos sangüíneos, entre outros. Por mérito, o trabalho ficou entre os 10 melhores trabalhos apresentado. “Isso é o reconhecimento de toda dedicação ao trabalho”, reflete a aluna.
Além de divulgar a pesquisa, o evento trouxe o II Encontro de Pós-Graduação e a III Mostra de Ciência e Tecnologia. A novidade deste ano ficou na audácia de criar em tamanho gigante uma célula, batizada de “Experimentoteca”, realizada por alunos do ensino médio. O Coordenador de Cultura, Hélder Silveira, o projeto é uma oportunidade de levar aos estudantes os experimentos científicos.

Nenhum comentário: