sexta-feira, 20 de junho de 2008

Liberdade de expressão com responsabilidade.

É impressionante como a falta de maturidade faz do jovem um guerreiro sem causa, ou melhor um rebelde sem causa. Outro dia navegando pela internet acessei alguns blogs para me integrar dos acontecimentos em nossa cidade. Observei o conteúdo de diversos blogs, alguns traziam informações importantes, outros apenas críticas destrutivas que não acrescenta nada em nossas vidas, para ser sincero são verdadeiras lixeiras com informações desencontradas, e fatos distorcidos.

É incrível como o jovem se deixa iludir com poucas palavras e nenhum gesto concreto. Essa vontade de mudar o mundo faz da juventude uma massa de manobra comandada por um sonhador, ou um filósofo apaixonado, cujo seus ideais consiste em liberdade sem responsabilidade.

A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia.

Assim, geralmente a democracia tem muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes. Uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar plenamente da vida pública da sua sociedade certamente irá fazer suas escolhas de maneira correta, optando pelo bem comum de todos.

Vivemos em um país livre e democrático onde todos podem expressar seus pensamentos, mas não podemos achar que somos o dono da verdade e gritar pelos quatro cantos o que acreditamos ser a verdade absoluta.

Um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.

O desafio para uma democracia é o equilíbrio: defender a liberdade de expressão e de reunião e ao mesmo tempo impedir o discurso que incita à violência e a intimidação.