terça-feira, 13 de maio de 2008

Inauguração da Escola Municipal Maria Amélia Meirelles Calais em Belisário.

A Prefeitura de Muriaé inaugurou a Escola Municipal Maria Amélia Meirelles Calais no distrito de Belisário neste sábado, 3 de maio, após passar por reformas. Compareceu à ocasião o prefeito José Braz, o deputado estadual Bráulio Braz, a secretária municipal de Educação Maria Amélia Xaia, o vereador Vandinho, Nina Campos, conhecida como dona Nina, e familiares da homenageada.

A antiga escola Pirlimpimpim agora dispõe de creche, pré-escolar e primeiro ano do Ensino Fundamental. Mantém o mesmo espaço físico, contudo a reforma deu à construção um aspecto renovado e, além disso, uma cozinha maior, um piso novo, um banheiro no berçário, a cobertura no pátio e o telhado que não existia. “Está tudo muito limpo”, disse Maria Imaculada, coordenadora pedagógica. “Isso estimula o prazer das crianças irem à escola”, completa.

A mudança no nome da instituição é uma homenagem póstuma à professora Maria Amélia Meirelles. A filha, Zuenir Calais, contou que seu pai era belisarense e, ao se casar, sua mãe mudou-se para Belisário e fundou a primeira escola do distrito em uma casa desocupada, dando aulas por 33 anos para as quatro primeiras séries. Maria Amélia também se dedicou à promoção de eventos dentro da escola, como a Festa da Primavera e diversos bailes.

Nina Campos, bisneta do fundador de Belisário e líder comunitária, contou que a iniciativa dela deu vida a Belisário e sente que os atuais cidadãos têm a obrigação de continuar o legado. “Ela foi uma pioneira. Ensinou muita gente a ler e escrever”, disse Dona Nina que também zela pela cultura do distrito – é a presidente do grupo de artesãos e criou a rádio comunitária.

A professora Maria Amélia Meirelles Calais teve cinco filhos; Régis, Zuenir, Flávio, Miguel e Fernando Calais, os quais receberam, emocionados, a homenagem. Eles disseram que se orgulham do fato de alunos de sua mãe terem se tornado pessoas de sucesso.

O prefeito José Braz compareceu à cerimônia de inauguração e recebeu os agradecimentos de funcionários da escola e da secretária de Educação, Maria Amélia. Ela destacou a importância das reformas nas escolas da zona rural, o que valoriza os distritos e melhora o trabalho dos professores em prol do ensino. “Belisário ganha muito com a infraestrutura e também com o nome que a escola recebeu”, reforça.

O prefeito lembrou que esta é apenas uma das mais de 30 obras da Prefeitura em andamento, como escolas, campos de futebol e estradas. Para ele, a professora recebeu uma homenagem sincera e merecida. “Foi alguém que lutou pelo bem e desenvolvimento de seu município e de sua região”, conclui.

Carlos Maestre

MURIAÉ, 5 de maio de 08


Nenhum comentário: