Os postos estarão abertos de segunda a sábado das 8 às 17 horas, sendo de vital importância que maiores de 60 anos sejam vacinados.
O Brasil é um dos poucos países que oferecem gratuitamente a vacina para maiores de 60 anos. As campanhas de vacinação de idosos começaram em 1999. Milhões de pessoas são vacinadas todos os anos no Brasil. No ano passado, o país superou a meta e vacinou 83,9% da população com mais de 60 anos, conquistando uma das melhores coberturas vacinais em todo o mundo
A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença. Isso significa que a vacina não causa gripe.Só não podem ser vacinados aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século, ocorreram três pandemias (epidemia em escala mundial) responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas: a Gripe Espanhola (1918), a Gripe Asiática (1957) e a Gripe de Hong Kong (1968). Especialistas acreditam que uma nova pandemia poderá acontecer nos próximos anos, provocando milhões de casos da doença. A característica mutável do vírus influenza, causador da gripe, reforça essa hipótese.A campanha de vacinação do idoso segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação. A gripe entre jovens não representa problema de saúde pública. Leva-se em consideração que o organismo do idoso é mais vulnerável à gripe. Assim, eles podem sofrer complicações, como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal.
Um dos maiores desafios em relação à saúde da população com mais de 60 anos é a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento de suas atividades diárias, sendo a gripe uma das principais causas.
“A vacinação teve inicio dia 22 abril, e se estenderá até o dia 09 de maio, os postos de toda a cidade e distritos estarão abertos de segunda a sexta das 8 ás 17 horas.A prevenção é o melhor remédio, pois quando se atinge uma certa idade, as complicações que vem por uma simples gripe pode ter serias conseqüências”.Relata Dr Marcos Guarino – Secretario de Saúde de Muriaé.
Dra. Cristina – Geriatra nos esclareceu melhor a respeito da vacinação.
“Com o envelhecimento ocorre uma baixa da imunidade, com essa baixa as pessoas ficam mais suscetíveis a terem infecções, como a gripe é uma doença causada por vírus ela diminui ainda mais a imunidade, a pessoa idosa que contrai uma gripe é um forte candidato a contrair pneumonia e ter sérias complicações devido à doença.A vacina não tem contra indicações, o máximo que pode acontecer é uma pequena febre e dor no local aplicado, a melhora desses efeitos acontece no prazo de 48 hr.Outro mito a cerca da vacina é que se vacinou, você adquiri uma gripe isso é impossível de acontecer pois a vacina é feita com pedaços do vírus, eles servem para sensibilizar o sistema imunológico, e produzir defesa contra o vírus.Todos os idosos devem se vacinar”.
A Coordenadora de Imunização Rosenalva da Silva, nos relatou que a Secretaria pretende vacinar 11 mil idosos.”No dia D não obtivemos o resultado esperado, vacinamos cerca de 4 mil idosos, reforço a importância da vacinação e convido a todos cidadãos acima de 60 anos a se dirigirem ao posto mais próximo e vacinarem-se”.